24/02/2013


Algumas verdades da vida machucam, ferem, rasgam um pedaço da nossa alma. Uma delas é a certeza de que, mesmo acompanhados, estamos sempre sozinhos na hora da colheita.

Alguém pode até nos ajudar a tomar decisões, mas as consequências dessas escolhas serão sofridas apenas por nós mesmos. Individualmente. Boas ou más.

Alguém pode até nos dar a mão em um momento difícil, e bendito seja quem se dispõe a isso. Mas o caminhar é nosso. Cada passo precisa ser dado com nossos próprios pés.

Alguém pode até nos oferecer um ombro e um colo. Mas o gosto da lágrima derramada só será sentido pelo dono do choro.

A verdade sobre essas verdades é que cada um passa por diferentes momentos e de diferentes formas. Mas o que se sente não é passível de tradução em palavras. Mesmo com tentativas ninguém jamais conseguirá fidelidade ampla em expressar sentimentos. E é por isso que estamos sempre sozinhos nas nossas emoções. Mesmo ao lado de quem amamos.

Leca Castro - 24/02/13

23/02/2013

Hoje consigo entender o real sentido de se dizer que amar dói. Eu pensava que amor doía por falta de correspondência, mas não é isso. Mesmo a outra pessoa não te amando, você pode encontrar bálsamo no sentimento que nutre por ela. Porque quando amamos alguém queremos e ficamos felizes quando esse alguém está bem. E costuma doer quando temos a pessoa amada conosco, mas porque nosso amor ainda é egoísta. E também porque doamos muito de nós e vemos que não há reciprocidade no mesmo nível. Mas nunca haverá. Vive na ilusão quem pensa que existe hoje um amor equilibrado em dar e receber. Por isso amar é tão difícil, só queremos receber. Se damos amor a mais nos sentimos defasados. Esquecemos que amor não tem limites. Nós é que o limitamos.

Leca Castro - 23/02/13

18/02/2013

A vida vem com leis que são imutáveis. E uma delas é a da corda. Quando alguém quer te derrubar, deixe que tente. Dê a essa pessoa espaço para isso. Não conteste. A maledicência que lançar contra você, voltará pra ela. É da lei. Por isso dou corda a quem merece. Venho aprendendo que a melhor resposta à agressão é o silêncio: é a corda mais forte que existe. Basta devolver tal agressão com o silêncio. O agressor se encarrega do seu próprio enforcamento.

Leca Castro - 15/02/13

17/02/2013

Posso me sentir presa, mesmo voando para longe. Ou num voo de volta ao lar. Da mesma forma que posso me sentir livre, trancada sozinha em meu quarto. Porque não é o local que define como vou me sentir. Enquanto estiver atada a compromissos que não me aprazem, não sentirei o vento da liberdade no rosto. Por isso somos feitos de momentos. Ninguém faz apenas o que gosta. E o que mais quero é me prender ao direito de ser livre.

Leca Castro - 15/02/13

08/02/2013

A nossa vida é muito incerta. Nem mesmo o administrador mais exigente consegue fazer com que tudo saia conforme o planejado. Nem o profeta mais confiável pode garantir sua visão de futuro. Porque tudo que vai acontecer depende de nossas escolhas no presente. E se temos capacidade de decidir o caminho a tomar, temos igualmente condições de determinar rumos na vida. Claro que algumas coisas são inevitáveis mas a grosso modo sempre temos opção de escolha. Por isso não dou conta de quem reclama demais da vida e pouco faz para inverter a situação. E pra que eu possa manter respeito por pessoas assim, me afasto. Acredito com força que negativismo atrai mais coisas negativas. Acredito que o pensamento dá vida a acontecimentos. Acredito que plasmamos o que pensamos. E creio que ganho mais vivendo dessa forma do que ficar chorando sobre as intempéries que me acontecem e não consigo mudar. Reclamações demais geram revolta. E revolta gera insatisfação. Quero ser grata pelo que tenho e desejar menos o que não consegui ter. Viver o momento atual com as conquistas que amealhei e reunir forças para conquistar coisas novas. Porque aprendi que não basta existir. Como também não é suficiente viver. Eu preciso viver bem.

Leca Castro - 08/02/13

06/02/2013


Da janela de minha alma posso ver o que acontece ao meu redor, mas essa visão é muito minha, muito particular. Consigo enxergar apenas de acordo com meu entendimento. Posso ver a mesma coisa que outras pessoas, mas vou captar de forma diferente. Porque não é apenas uma visão pelos olhos. É o que meu coração enxerga. E claro que vou ver cenas que se descortinam à minha frente de maneira peculiar. As ações serão digeridas por mim de acordo com meu conhecimento, minha capacidade de raciocinar em cima disso e meu sentimento. Por isso os mesmos fatos afetam de forma diferente, diferentes pessoas. E por isso também precisa haver respeito no entendimento do outro. Ninguém detém a verdade absoluta. Ela é relativa a cada olhar. A cada alma. Isso nos torna únicos. Nossos olhares são individuais. Respeito sempre.

Leca Castro - 06/02/13




05/02/2013

Algumas coisas sugam minha energia de forma tal que fico me sentindo um trapo, um ser vazio, oco. São acontecimentos que me perturbam, me tiram o chão ou simplesmente me comovem de alguma maneira. Mas existem pessoas que conseguem fazer o mesmo. E aí vem aquele discurso de que ninguém deveria me afetar, que não posso deixar nada nem ninguém me derrubar e etcéteras mil. Mas isso ainda não é uma verdade prática pra mim. Sou influenciável, me deixo abater, me desmonto. Passei dias sem escrever, ou melhor, sem nem tentar escrever. Até a vontade me foi sugada. Sei que dirão que devo ser uma atriz e tanto pois estava normal todos esses dias, mas não sou assim. Apenas disfarço. Se me cutucasse um pouco saberia que com um sopro eu ia abaixo. Se me abrisse os braços me veria entre eles em questão de segundos. Se me estendesse a mão eu a pegaria forte, como uma salvação. Porque tem dias que não me basto e preciso de alguém. Tem dias que tudo que espero é um cutucão. Ou braços. Ou apenas uma mão.

Leca Castro - 05/02/13

RSS Feed Siga-me no Twitter!