28/06/2012


Qual o real sentido de se viver se não for para crescer? Quando nascemos esse é principal objetivo. Temos nosso cartão onde nosso crescimento é anotado a cada consulta. Tamanho da altura, circunferência do crânio e do abdomen, peso. São as medidas importantes logo ao nascimento. E depois? Aprendemos a dar os pirmeiros passos e a pronunciar as primeiras palavras. Descobrimos também que o choro é uma forma de dizer que estamos insatisfeitos com algo ou com alguma dor. E aprendemos a conviver socialmente.

Então pergunto... não é assim também quando crescemos? Somos avaliados constantemente pelo no peso, ou seja, se nosso físico é 'compatível' com o gosto popular. Aprendemos a caminhar sozinhos, nosso mundo exige além da convivência com nossa família, damos os primeiros passos sozinhos, a caminho da construção do nosso futuro. Na escola da vida entendemos que dizer algo vai além de pronunciar palavras, que podemos usá-las para ferir, mas também para acarinhar. E descobrimos o choro da nossa alma. Ah... como esse choro é sofrido.

E assim é viver socialmente. Interagimos e nos mostramos. E crescemos à medida que ajudamos o outro a crescer também. Quando conseguirmos nos libertar do que nos impede de sermos maiores, como o orgulho e o egoísmo, seremos do tamanho que quisermos e pudermos ser. E então a leveza nos dominará.

"Porque eu sou do tamanho do que vejo 
E não, do tamanho da minha altura... "
(Alberto Caeiro, in "O Guardador de Rebanhos - Poema VII"  - Heterónimo de Fernando Pessoa)

Leca Castro - 05/11/11

Categories:

0 comentários:

Postar um comentário

Já já eu libero ;-)

RSS Feed Siga-me no Twitter!