25/06/2012


"Você precisa ser a mudança que você quer ver no mundo." 
Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi - "Mahatma", (o sânscrito "A Grande Alma")

Tenho guardado comigo essa frase de Gandhi há mais de 20 anos. Claro que quase nunca consigo colocar em prática seu conteúdo, mas gostaria. Como também gostaria de ter a convicção desse homem e persistir no que acho que seja correto e justo.

Sonho com um mundo melhor, e imagino os detalhes desse "mundo melhor". E são esses detalhes que procuro nas pessoas que passam por mim. É lógico que algumas pessoas passam e vão embora e nem deu tempo de conhecê-las direito. Outras passam e permanecem por um tempo, tempo esse suficiente para que eu deixe que partam. Sim, é necessário um certo tempo para entendermos que essas pessoas devem seguir sem nossa companhia. Motivos? Vários... decepção, oportunidade, falta de opção... O importante é saber se o tempo em que elas permaneceram foi o bastante para que nossas palavras e ações promovessem alguma mudança dentro delas.

Mas existem algumas poucas pessoinhas que chegam e permanecem... podem se distanciar quilômetros, atravessar o oceano, mas permanecem. E essas são especiais porque provocaram algum tipo de mudança em nós. E nos fizeram pensar e meditar sobre algum sentimento, um modo de ser ou até mesmo sobre nossa postura perante a vida. E isso nunca mais será esquecido.

Assim vivemos. Relacionamos com pessoas variadas, por motivos variados, e nem sempre conseguimos promover essa troca. Dizem que os defeitos que enxergamos nos outros são reflexos de defeitos que temos e não conseguimos visualizar. O que sei e aprendi é que não importa quantas imperfeições os outros tenham... o importante é eu ter a condição de fazê-la uma pessoa melhor. Mas só conseguirei isso quando eu também for uma pessoa melhor...

Leca Castro - 20/10/11


0 comentários:

Postar um comentário

Já já eu libero ;-)

RSS Feed Siga-me no Twitter!